Em uma noite para celebrar a cultura, o patrimônio e os ofícios tradicionais do Estado, a Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho realizou o lançamento da terceira edição da Mostra Fazendo Artes, Aprendendo Ofícios. O evento é uma culminância dos cursos e projetos realizados pela Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS) no último ano, reunindo exposições com trabalhos artísticos desenvolvidos pelos alunos no campo dos ofícios tradicionais (Bordado, Gravura e Prataria Artesanal) e na área da Conservação e Restauração de bens patrimoniais.
“Esse evento nasceu com um intuito de ser uma devolutiva pública do trabalho da Escola. É uma forma que encontramos de apresentar à sociedade o resultado de todas as atividades que a Escola executou ao longo do ano por meio de seus cursos e projetos. É ainda uma oportunidade de mostrar a qualidade do trabalho criativo e artístico dos alunos que passam pelas nossas formações pedagógicas no campo da conservação e restauração e dos ofícios tradicionais”, destacou Maninha Morais, gestora executiva da EAOTPS, durante solenidade de lançamento.
O lançamento contou ainda com a participação da Secretária da Cultura, Luisa Cela; da diretora-presidenta do Instituto Dragão do Mar, Rachel Gadelha; de alunos, funcionários e professores da Escola; representantes de equipamentos da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult); além do artista cearense, Zé Tarcísio, que foi homenageado com a exposição de bordado “Zé Tarcísio: Entre Fios, Palavras e Memória”. A exposição, com curadoria da bordadeira Iara Reis, é o resultado final do Curso de Iniciação ao Bordado da EAOTPS de 2024.
Também foram lançadas as exposições “Artes em Gravuras” e “Artes em Prataria Artesanal”, com obras produzidas pelos(as) alunos(as) do Curso de Iniciação em Gravura Integrada, coordenado pelo artista gravurista Gerson Ipirajá, e do Curso de Aperfeiçoamento em Prataria Artesanal, coordenado pelo artista e designer de joias Antônio Rabelo, de Quixeramobim/CE. A mostra reuniu ainda os resultados de trabalhos de conservação e restauração de bens patrimoniais desenvolvidos pelos alunos da EAOTPS no último ano, incluindo os acervos de esculturas sacras da Igreja Nossa Senhora dos Remédios e Capela Nossa Senhora dos Navegantes (ambas de Fortaleza) e a tela Jangadeiros do Ceará, de 1920, assinada pelo artista plástico cearense Vicente Leite (1900-1941). Também foi exibida uma projeção de fotografias dos restauros realizados na sala de exibição do Cineteatro São Luiz, na sede da própria EAOTPS e nos acervos do Arquivo Público do Ceará e Museu do Ceará.
“A Escola vem fazendo um trabalho cada vez mais forte, cuidadoso e qualificado. A área de formação no patrimônio no Ceará ainda é muito frágil e a Escola tem esse protagonismo de fazer com que nós possamos formar pessoas para esse olhar voltado ao patrimônio e à restauração. É muito importante termos instituições preocupadas com a nossa memória e história”, ressaltou Luisa Cela.
Ainda dentro da programação da Mostra, foi apresentada uma exibição audiovisual sobre o Projeto Patrimônio para Todos – Uma aventura através das memórias, iniciativa da EAOTPS que visa sensibilizar a juventude de Fortaleza sobre a importância de conhecer e promover a diversidade do patrimônio cultural. A exposição reúne fotos de Sandy Albuquerque, com direção de Henrique Dídimo.
As exposições da Mostra permanecerão abertas ao público até 04 de abril, com visitações de segunda à sexta, das 14h às 16h30.
Sobre a EAOTPS: A Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho é um espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar. O equipamento atua na área da educação patrimonial, promovendo há mais de 20 anos cursos de conservação e restauração e de ofícios tradicionais, entre outras atividades.
III MOSTRA FAZENDO ARTE, APRENDENDO OFÍCIOS
Período: As exposições permanecerão abertas ao público até 04 de abril, com visitações de segunda à sexta, das 14h às 16h30.
Local: Sede da EAOTPS – Av. Francisco Sá, 1801, Jacarecanga, Fortaleza/CE
PROGRAMAÇÃO DE EXPOSIÇÕES DA II MOSTRA FAZENDO ARTE, APRENDENDO OFÍCIOS
• Exposição Bordado “Zé Tarcísio Entre Fios, Palavras e Memória.”- Exposição de bordados feitos a partir de obras do artista cearense Zé Tarcísio, como resultado final do Curso de Iniciação ao Bordado e Costura. Curadoria: Iara Reis
• Exposição Artes em Gravura – Exposição de gravuras produzidas por alunos do Curso de Iniciação em Gravura de forma integrada da EAOTPS, com curadoria do artista gravurista Gerson Ipirajá.
• Exposição Artes em Prataria Artesanal – Exposição de joias confeccionadas por alunos do Curso de Aperfeiçoamento ao segmento da Prataria artesanal da EAOTPS, coordenado pelo artista Antônio Rabelo.
• Exposição Memórias Preservadas – Exposição dos trabalhos de Conservação e Restauração de bens patrimoniais feitos pelos alunos dos Curso de Conservação e Restauração de bens patrimoniais da EAOTPS. Coordenação: Carolina da Silva Alves.
• Exposição Patrimônio Para Todos: Uma aventura através das memórias – Exibição audiovisual, com fotos de Sandy Albuquerque e direção de Henrique Dídimo, do Projeto Patrimônio Para Todos, iniciativa de educação patrimonial da EAOTPS. Assessoria Técnica Pedagógica: Hannah Mariah.