A ESCOLA

“TEM COMO MISSÃO REALIZAR ATIVIDADES DE CAPACITAÇÃO EM RESTAURAÇÃO E CONSERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL MATERIAL, BEM COMO DA VALORIZAÇÃO E RECUPERAÇÃO DO PATRIMÔNIO IMATERIAL, RESSALTANDO SUA IMPORTÂNCIA E RELEVO HISTÓRICO”.

Inaugurada em 2002, a Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS) é uma instituição administrada, desde 2006, pelo Instituto Dragão do Mar, sob Contrato de Gestão com a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. Nesse sentido, a Escola cumpre o papel fundamental de oferecer oportunidades de formação e mobilidade social para todo o público que participa de seus programas e projetos.

Nos primeiros anos de atuação, a Escola concentrava suas atividades pedagógicas na capacitação em conservação e restauração do patrimônio cultural material, bem como no estímulo e desenvolvimento de projetos ligados a valorização e recuperação do patrimônio cultural imaterial do Ceará.

Desde 2006, a Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho vem expandindo seu programa de formação e, hoje, oferece, além dos cursos de conservação e restauro,  cursos, oficinas e minicursos livres de gravura e artesanato. Ao final de cada curso, o aluno está apto a criar e comercializar produtos exclusivos, nas diversas tipologias da nossa terra.

A cada ano, são ofertadas vagas nos diversos cursos promovidos pela Escola. Os cursos são gratuitos e o aluno recebe todo o material didático. O público-alvo é formado, preferencialmente,  por jovens estudantes de escolas públicas e/ou em situação de vulnerabilidade social.

THOMAZ POMPEU SOBRINHO

 

Engenheiro, escritor, articulista e intelectual de destaque no Ceará no século XX, Thomaz Pompeu de Souza Brasil Sobrinho teve ao longo de sua vida uma relação muito forte com o nosso Estado. Nasceu em Fortaleza, no dia 16 de novembro de 1880. Cursou os ensinos preparatórios no Liceu do Ceará. Formou-se em Engenharia Civil pela Escola de Minas de Ouro Preto. No exercício de sua profissão, teve uma atuação destacada, chegando a dirigir Inspetoria de Obras contra as Secas, atual DNOCS. Autor de várias publicações e estudos, foi considerado um grande mestre da História, Geografia, Antropologia e Etnografia Indígena. Foi presidente do Conselho Estadual de Economia e do Instituto do Ceará (1938 a 1967), além de membro da Academia Cearense de Letras, onde recebeu o título de Presidente de Honra. Em 1929, construiu a Casa Thomaz Pompeu Sobrinho, onde residiu até o seu falecimento, em 1967. A edificação hoje abriga a Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho.

O PALACETE

 

VENHA CONHECER O PALACETE QUE SEDIA A ESCOLA DE ARTES E OFÍCIOS THOMAZ POMPEU SOBRINHO

ONDE FICA A ESCOLA?

 

A ESCOLA ESTÁ LOCALIZADA NA AV. FRANCISCO SÁ, 1801, JACARECANGA, FORTALEZA, CE, 60010-450

Pular para o conteúdo