Curso de Aperfeiçoamento ao Segmento da Prataria Artesanal – Resultado final da seleção Curso de Aperfeiçoamento ao Segmento da Prataria Artesanal – Resultado final da seleção

Curso de Aperfeiçoamento ao Segmento da Prataria Artesanal – Resultado final da seleção

Ver Notícia
Curso de Iniciação em Conservação e Restauração de Acervos Museológicos – Resultado da primeira fase de seleção Curso de Iniciação em Conservação e Restauração de Acervos Museológicos – Resultado da primeira fase de seleção

Curso de Iniciação em Conservação e Restauração de Acervos Museológicos – Resultado da primeira fase de seleção

Ver Notícia
Curso de Aperfeiçoamento ao Segmento da Prataria Artesanal – Resultado da segunda fase de seleção Curso de Aperfeiçoamento ao Segmento da Prataria Artesanal – Resultado da segunda fase de seleção

Curso de Aperfeiçoamento ao Segmento da Prataria Artesanal – Resultado da segunda fase de seleção

Ver Notícia

PROGRAMA DE FORMAÇÃO

CONSERVAÇÃO
E RESTAURAÇÃO

 

Nos cursos de conservação e restauração de bens patrimoniais móveis e integrados são desenvolvidas técnicas e habilidades específicas e proporcionadas experiências de trabalho, a partir de uma metodologia de educação patrimonial.

GRAVURA

 

São trabalhados os seguintes processos e técnicas de gravura /impressão tradicional: Xilogravura, Gravura em metal (Encavo), Litogravura e Serigrafia (estamparia). Através desse conhecimento, os alunos são incentivados a empreenderem e se inserirem no mercado gráfico e das artes visuais, valorizando assim uma linguagem artística que é própria do nosso Estado.

ARTESANATO

 

Nesta área de formação, os alunos aprendem a produzir peças artesanais (vestiário, adornos, utilitários, etc) e a comercializá-las, incentivando o empreendedorismo e enriquecendo o nosso mercado artesanal. São trabalhadas as seguintes tipologias: Couro, Costura e Bordado, Madeira, Argila (Cerâmica) e prataria.

PROGRAMA DE
VISITAS MEDIADAS

 

VENHA CONHECER O PALACETE QUE SEDIA A ESCOLA DE ARTES E OFÍCIOS THOMAZ POMPEU SOBRINHO

O palacete que sedia a Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS) é aberto a visitações do público em geral. E qualquer grupo de pessoas pode fazer parte do Programa de Visitas Mediadas. Além de conhecer a Escola, a arquitetura do Palacete e as exposições culturais em cartaz, a visita proporciona um conhecimento sobre a história do bairro Jacarecanga e os aspectos das instalações residenciais que povoaram a cidade de Fortaleza na década de 1930, quando nossa capital se encheu de sobrados, palacetes e mansões.

ORIENTAÇÕES PARA AGENDAR UMA VISITA MEDIADA

PROJETOS

Image link
Image link
Image link
Image link
Image link
Image link

RELATÓRIOS

Baixe aqui o relatório de ações desenvolvidas com base nas Metas propostas no Contrato de Gestão, subsidiadas pelo FECOP (Fundo Estadual de Combate à Pobreza)

EXPOSIÇÕES

ATELIÊ DE LITOGRAFIA – PRIMEIRAS IMPRESSÕES
ATELIÊ DE LITOGRAFIA – PRIMEIRAS IMPRESSÕES

agosto 19, 2021

V SALÃO DA GRAVURA
V SALÃO DA GRAVURA

dezembro 21, 2020

ONDE FICA A ESCOLA?

 

A ESCOLA ESTÁ LOCALIZADA NA 
AV. FRANCISCO SÁ, 1801, JACARECANGA, FORTALEZA, CE, 60010-450
Pular para o conteúdo