A Gravura cearense mais uma vez protagoniza um momento muito importante nos acontecimentos mais recentes da arte em nosso Estado com a chegada de mais uma edição do Salão de Gravura, promovido pela Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho. A Escola, saliente-se, tem sido importantíssima, seja na descoberta de novos gravadores ou no fomento à prática das artes gráficas que têm recebido grande incentivo com a utilização do ateliê e equipamentos da instituição por alunos e artistas, numa saudável troca de conhecimento e práticas em um ambiente onde a discussão e o fazer da gravura se permeiam.A gravura como linguagem autônoma vem acompanhando todos os processos da contemporaneidade, incrementando assim novos conceitos aliados à tradição. Um caminho que tem solidificado um forte alicerce para o fazer, discutir e experimentar, utilizando desde as técnicas tradicionais do tripé básico da gravura (xilogravura, gravura em metal e litografia) até as propostas mais ousadas da gravura no campo ampliado, com experiências que fazem uso de novos materiais. A nova gravura cearense traz fôlego e ímpeto, consolidando seu espaço e sua contextualização no cenário das artes, seja no Cariri, em Fortaleza ou em terras de além mar e transcontinentais.O V Salão de Gravura da Escola de Artes e Ofícios apresenta ao público um recorte desta jovem produção, rica em diversidade de conceitos e fazeres, forte e resistente como há de ser tudo que se faz com verdade.

GERSON IPIRAJÁ  ARTISTA VISUAL E CURADOR

HOMENAGEM PÓSTUMA A ANTÔNIO GROSSO – UM HOMEM DAS ARTES

Este ano, o V Salão da Gravura promovido pela Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho, faz uma homenagem póstuma a esse homem das artes que foi Antônio Grosso. Das artes devido à extensão das atividades que desenvolveu nas artes visuais, que não só o caracterizava como um artista plástico ligado efetivamente a gravura e ao papel, mas também ao professor, impressor, restaurador e colecionador, deixando um legado técnico, artístico no trabalho à arte brasileira.

Antônio Grosso nasceu no Rio de Janeiro em 1935 e faleceu em 2018. Teve formação em pintura na Escola Nacional de Belas Artes no RJ na década de 1950. Realizou estudos de gravura e restauração na mesma universidade, aperfeiçoando-se continuamente na área do restauro, o que o qualificou como um profissional sempre requisitado a emprestar o seu largo conhecimento na preservação do patrimônio visual da arte sobre papel no Brasil.

De 1972 a 1979 esteve à frente da Oficina de Litografia da Escola de Artes Visuais do Parque Lage (RJ), núcleo de Arte referência no Brasil, o qual foi fundador. Nessa Oficina tive a oportunidade de ser seu aluno e absorver os ensinamentos desse mestre da gravura. Seu amplo conhecimento sobre as artes gráficas ultrapassava o domínio prático, igualando o artista ao professor, formador de espíritos artísticos, qualificando seus alunos para os desafios da vida artística. Sua personalidade se refletia na excelência do trabalho, inspirando e motivando alunos a avançarem com confiança.

A ligação de Antônio Grosso com Fortaleza, especificamente com a Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho – EATOPS dar-se através do ateliê de gravura da escola composto das linguagens de xilogravura, gravura em metal, serigrafia e litografia. A inclusão da linguagem gráfica da litografia na EATOPS tem a colaboração de Antônio Grosso na aquisição de parte do seu relevante acervo de pedras litográficas. Ação viabilizada por mim através da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), com o apoio do mestre para iniciarmos pioneiramente a litografia artística em Fortaleza.

Eduardo Eloy, artista visual e professor, 2020.

ARTISTAS

Título: Lascívia Técnica: Xilogravura Ano: 2019 Dimensão: 42 cm x 29,7 cm
Rafaela Teixeira de Oliveira

Artista-pesquisadora y sapatã, investiga questões relacionadas ao corpo a fim de transitar movências cartográficas de desejo e gênero. Atualmente, constrói lugares, ou possíveis não-lugares, de memória afetiva e de deformidade corporal, apropriando-se de um corpo maquínico em processo de tessitura, junto da materialidade orgânica com o desejo de contrapor um sistema progressista e pautado na devastação.

Título: Peixe Diabo Técnica: Xilogravura
Dilly Ximenes

Dilly Ximenes trabalha com o ofício de encadernação artística, entre produção e oficinas. Atualmente estuda Artes Visuais na Universidade Federal de Minas Gerais. Seus trabalhos exploram escultura e gravura.

Título: Chinela Técnica: Xilogravura Ano: 2020 Dimensão: 42 cm x 29,7 cm
Oscar de Queiroz Holanda Neto

Oscar de Queiroz é artista, artesão e estudante de Licenciatura em Filosofia pela UFC. Foi aluno da Escola de Artes e Ofícios da Thomaz Pompeu Sobrinho. Em 2017 criou o Ateliê Girassol, onde produz cadernos artesanais, artigos em couro, trabalhos de caligrafia e agora experimenta a produção de linogravuras em papel artesanal de bananeira.

Título: Matinta Pereira Técnica: Cologravura Ano: 2020 Dimensão: 32 cm x 40 cm
Cecilia Bichucher

Cecilia Bichucher é artista visual, bacharel em Belas Artes. Seus trabalhos exploram várias técnicas, principalmente Aquarela, Colagem, Gravura, Bordado e Poesia. Em sua produção artística, trabalha a poética utilizando imagens com palavras.

Título: Consciência Técnica: LinoleogravuraAno: 2020 Dimensão: 42 cm x 29,7 cm
Suellem Cosme

Suellem Cosme é estudante de Design pela Universidade Federal do Ceará, na qual foi bolsista do Programa de Aprendizagem, Escritório Modelo do Design e bolsista de Pesquisa e Design. É amante de Linoleogravura e produtora da @Mostraoteu, freelancer do site Negrê e de outros projetos criativos.

Título: Estampas 01 – Dente de Leão Técnica: Monotipia Ano: 2020 Dimensão: 42 cm x 29,7 cm
Camila Vasconcelos

Camila é graduada em Biblioteconomia (UFC) e estudante de Pedagogia (UECE) e Artes Visuais (IFCE), participante do programa Bolsa Jovem área cultural. Desenvolve diversas linguagens artísticas. Seus trabalhos atualmente integram as linguagens texto, desenho, fotografia e colagem. Também desenvolve investigações sobre ilustração botânica e o texto escrito como componente imagético.

Título: Corpo Centrado Técnica: Gravura no Campo Ampliado Ano: 2020 Dimensão: 297 mm x 420 mm
Francisco Ronaldo Ramos Vieira

Ronaldo Vieira é retratista, licenciado em Artes Visuais pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), mestrando em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes) IFCE e tecnólogo em Artes Plásticas pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará- CEFETCE

Título: O dia em que o Bode Ioiô disputou uma corrida contra o Naruto Clássico Técnica: LinoleogravuraAno: 2019 Dimensão: 420 mm x 297 mm
Mateus Matos

Artista visual e estudante de Licenciatura em Artes Visuais pelo IFCE. Participou de eventos e exposições como Terraplanagem (2018), 70º Salão de Abril (2019) e II Semana de Arte Urbana Benfica – SAUB (2019). Atualmente investiga práticas artísticas que permeiam questões como percepção, ambiente e cotidiano.

Título: Tato Técnica: Stencil Ano: 2020 Dimensão: 42 cm x 29,7 cm
Milena Fernandes

Milena Fernandes é trabalhadora da cultura de Caucaia, artista visual, de teatro e de circo. Faz malabarismo e mágica no Coletivo Duas Catitas. Bonequeira despretensiosa, grafiteira sempre iniciante. É ainda artista-docente-pesquisadora graduada pelo IFCE em Licenciatura em Artes Visuais.

Título: Ponto Futuro Técnica: Infogravura, a partir de uma gravura Ano: 2020 Dimensão: 42 cm x 29,7 cm
Pedro Augusto Barbosa Lima

Pedro Augusto é um artista em movimento, vem das poéticas audiovisuais, rádio arte e cinema independente. Atualmente expressa pelas gravuras, e outras técnicas plásticas, seus conceitos artísticos, faz parte do coletivo Monólitos.

FICHA TÉCNICA

Comissão de avaliação
Eduardo Eloy, Gerson Ipirajá e Sebastião de Paula

Designer
Zakira

Fotografia
Gandhi Guimarães

Assessoria de Comunicação
Paulo Marcelo Freitas

Coordenação
Marley Uchôa

Pular para o conteúdo