Nessa terça (7), foi realizada, no Museu do Corpo de Bombeiros do Ceará, a solenidade de devolução oficial de uma das telas que foram restauradas pelos alunos do Curso de Conservação e Restauração de Bens Patrimoniais Móveis – Tela da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS). A tela, pintada pelo artista e tenente-coronel Guido Rabelo, reproduz com detalhes o histórico incêndio ocorrido em 8 de julho de 1982, no Palacete Ceará, onde funciona uma agência da Caixa Econômica Federal, próxima à Praça do Ferreira, em Fortaleza/CE. A obra foi pintada no ano de 1993.
O evento contou com a participação da gestora executiva da Escola, Maninha Morais, da coordenadora pedagógica, Francineide Chaves, além e integrantes da equipe do equipamento, alunos e do professor e restaurador Antônio Vieira. Durante a solenidade, os presentes ressaltaram a parceria entre a Escola e o Museu, que possibilitou o restauro de um bem patrimonial de valor histórico e simbólico. Ambos os equipamentos funcionam no bairro Jacarecanga, em Fortaleza/CE.
Além da tela “Incêndio na Caixa Econômica Federal”, durante o curso os alunos da Escola restauraram também a obra “Parque das jandaias”, de autoria do pintor, gravador e designer Sergio Lima. Dividida em duas telas, a obra pertence ao acervo da Secretaria da Cultura do Estado, estando cedida à Procuradoria Geral do Estado (PGE). Ao todo 15 alunos trabalharam no processo de restauro, cumprindo as etapas de análise do estado de conservação, higienização e intervenções restaurativas, que inclui estabilização, fixação de policromia e reintegração cromática das pinturas artísticas.
Sobre nós: A Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho é um espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar.