Realizada solenidade de entrega da tela “Incêndio na Caixa Econômica Federal” ao Museu do Corpo de Bombeiros do Ceará

Realizada solenidade de entrega da tela “Incêndio na Caixa Econômica Federal” ao Museu do Corpo de Bombeiros do Ceará

Nessa terça (7), foi realizada, no Museu do Corpo de Bombeiros do Ceará, a solenidade de devolução oficial de uma das telas que foram restauradas pelos alunos do Curso de Conservação e Restauração de Bens Patrimoniais Móveis – Tela da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS). A tela, pintada pelo artista e tenente-coronel Guido Rabelo, reproduz com detalhes o histórico incêndio ocorrido em 8 de julho de 1982, no Palacete Ceará, onde funciona uma agência da Caixa Econômica Federal, próxima à Praça do Ferreira, em Fortaleza/CE. A obra foi pintada no ano de 1993.

O evento contou com a participação da gestora executiva da Escola, Maninha Morais, da coordenadora pedagógica, Francineide Chaves, além e integrantes da equipe do equipamento, alunos e do professor e restaurador Antônio Vieira.  Durante a solenidade, os presentes ressaltaram a parceria entre a Escola e o Museu, que possibilitou o restauro de um bem patrimonial de valor histórico e simbólico. Ambos os equipamentos funcionam no bairro Jacarecanga, em Fortaleza/CE.

Além da tela “Incêndio na Caixa Econômica Federal”, durante o curso os alunos da Escola restauraram também a obra “Parque das jandaias”, de autoria do pintor, gravador e designer Sergio Lima. Dividida em duas telas, a obra pertence ao acervo da Secretaria da Cultura do Estado, estando cedida à Procuradoria Geral do Estado (PGE).  Ao todo 15 alunos trabalharam no processo de restauro, cumprindo as etapas de análise do estado de conservação, higienização e intervenções restaurativas, que inclui estabilização, fixação de policromia e reintegração cromática das pinturas artísticas.

Sobre nós: A Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho é um espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar.

 

Pular para o conteúdo