Lançamento do PPT 2025 homenageia guardiões da memória e celebra diversidade do patrimônio cultural da periferia de Fortaleza

Lançamento do PPT 2025 homenageia guardiões da memória e celebra diversidade do patrimônio cultural da periferia de Fortaleza

“A favela é o principal bem cultural de Fortaleza”. O trecho da poesia escrita e recitada pelo jovem João Emerson na noite de lançamento da edição 2025 do Projeto Patrimônio Para Todos (PPT) – Uma aventura através das memórias, resume bem as descobertas que a iniciativa tem feito ao longo das suas edições em que percorre a periferia de Fortaleza. João será um dos facilitadores do PPT que este ano vai percorrer os bairros Barra do Ceará, Henrique Jorge, Passaré, Luciano Cavalcante e Ancuri, realizando oficinas de educação patrimonial e construindo, com moradores, um inventário cultural das localidades.

O evento de lançamento, realizado nessa sexta (25) na sede da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS), além de apresentar os facilitadores e a equipe do PPT, homenageou e certificou os guardiões da memória que foram identificados pela iniciativa no ano de 2024, quando foram visitados os bairros Dias Macedo, Vila União, José de Alencar, Planalto Ayrton Senna e Antônio Bezerra. São considerados(as) guardiões aquelas pessoas que desempenham importante papel no processo de preservação e transmissão da história de sua comunidade. “Descobrir a diversidade do patrimônio das periferias e comunidades que visitamos e reconhecer os guardiões das memórias dos bairros é o que dá sentido, nos motiva e torna esse projeto tão especial”, destacou Maninha Morais, gestora executiva da EAOTPS.

O evento contou com as presenças também da coordenadora de Patrimônio e Memória da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), Jessica Ohara; da gerente de Formação do Instituto Dragão do Mar (IDM), Fabiana Brogliato; da coordenadora de Pesquisa e Desenvolvimento em Formação do IDM, Nadyegida Barbosa; da coordenadora de Educação em Tempo Integral da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) Ana Paula Nogueira, do orientador da Célula de Desenvolvimento da Educação em Tempo Integral da Seduc, Paulo Eugênio Rifane; e da assessora executiva do Cenro Cultural do Cariri, Fabiana Barbosa.

Além da homenagem, foram lançados em primeira mão os filmes documentários “Guardiões da Memória” e “Aventuras através das memórias”, assinados pelo diretor audiovisual Henrique Dídimo. O primeiro traz histórias de luta e de pertencimento a partir de entrevistas com o pesquisador Diego di Paula, do Acervo Mucuripe; o fotógrafo José Albano, da Sabiaguaba; o Seu Valdenor Moura, da TV Janela, no Planalto Ayrton Senna; a Dona Ivoneide Góis, memorialista da comunidade do Poço da Draga e Inácio Rocha, comunicador do bairro Antônio Bezerra, todos guardiões da memória identificados pelo PPT nos anos de 2022, 23 e 24 que também foram certificados no evento de lançamento.

Já o segundo documentário, intitulado “Aventuras através das memórias”, mostra o percurso que o Projeto fez em 2024. Ambos os filmes estão disponíveis no canal de youtube da Escola no link https://www.youtube.com/@escoladearteseoficiosthomaz/videos

Sobre o PPT – o Projeto Patrimônio Para Todos – Uma aventura através das memórias é uma iniciativa da EAOTPS que percorre territórios diversos, realizando oficinas de educação patrimonial e construindo um inventário cultural participativo com moradores das localidades visitadas. O Projeto foi agraciado em 2012, com o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Em 2023 foi contemplado com o Prêmio Inventários Participativos, do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O Projeto tem parceria com a Secretaria da Educação do Ceará, com as oficinas sendo realizadas em escolas de tempo integral do Estado.

Sobre a Escola – EAOTPS é um espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), geridos pelo Instituto Dragão do Mar (IDM).

Pular para o conteúdo