Guardiões da memória identificados pelo Projeto Patrimônio para Todos são homenageados em evento de lançamento de filmes documentários

Guardiões da memória identificados pelo Projeto Patrimônio para Todos são homenageados em evento de lançamento de filmes documentários

A Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS), em parceria com o Museu da Cultura Cearense (MCC) do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), realizou nesse sábado (15) uma homenagem aos guardiões das memórias identificados pelo Projeto Patrimônio Para Todos (PPT) no ano de 2023. São considerados(as) guardiões aquelas pessoas que desempenham importante papel no processo de difusão cultural, preservação e transmissão da história de sua comunidade. Ao todo, os participantes do projeto identificaram 27 guardiões dos bairros Canindezinho, Conjunto Ceará, Mucuripe, Poço da Draga e Serrinha.
Diêgo di Paula, morador do Mucuripe, foi um dos homenageados que receberam da Escola o certificado de guardião da memória. Segundo ele, a sua relação com o bairro e a sua atuação à frente do Projeto Acervo Mucuripe tem contribuído para preservar a memória do território onde vive, com um acervo raro que está disponível à população.
O evento, que aconteceu no Cinema do Dragão, foi marcado também pelo lançamento dos filmes documentários “Memórias de Artes e Ofícios” e “Patrimônios Para Todos – Uma aventura através das memórias “, assinados pelo diretor audiovisual Henrique Dídimo.
“Os dois documentários que lançamos e a homenagem aos guardiões e guardiãs da memória são uma forma de registrarmos e constatarmos coletivamente o quão diverso e plural é o nosso patrimônio”, ressaltou Maninha Morais, gestora executiva da EAOTPS. Também participaram do evento a diretora de formação do Instituto Dragão do Mar, Bete Jaguaribe, a assessora de Museus do Dragão do Mar, Valéria Laena, além da equipe da Escola e do PPT.
O evento foi um desdobramento da exposição Patrimônios, Memórias, Artes e Ofícios, alusiva aos mais de 20 anos da EAOTPS, que ficou em cartaz no Museu da Cultura Cearense (MCC), do Centro Dragão do Mar, de março a maio deste ano.
Os(as) guardiões(ãs) identificados(as) pelo Projeto no ano passado foram: Maria Ivoneide, Maria Zenir, Raimunda Bernarda, Álvaro Graça, Fco Daniel Fraço, Jardel Bernardino, Rafael Santana, Ademar da Silva, Franciane Lima, Maria de Lourdes, José Maria, Sandra Peixoto, Robério Batista, Diego Martins, Marcela Nogueira, Eliete Nogueira, Diego di Paula, José Valderi, Vicente de Paula, Wesley Rocha, Paulo Eduardo de Souza, Luiz da Silva, Hyuri Alves, José Ivan, Maria Iolanda, Dona Bernadete, Dona Regina (Homenagem em memória).

Sobre os filmes
O documentário “Memórias de Artes e Ofícios” retrata a atuação da Escola no campo da educação patrimonial, destacando as ações do equipamento no ano de 2023. O filme é repleto de depoimentos de alunos(as) e professores que falam da experiência de aprender sobre a valorização do patrimônio cultural e a preservação e difusão de bens, saberes e fazeres históricos. São apresentados, por exemplo, os trabalhos de restauração de acervos do Instituto do Ceará e de obras de artes de artistas importantes como Chico da Silva e Gerson Faria.

Já o segundo documentário mostra o percurso que o Projeto Patrimônio Para Todos (PPT) fez em 2023 nos bairros Canindezinho, Conjunto Ceará, Mucuripe, Poço da Draga e Serrinha. O PPT é uma iniciativa da EAOTPS que visa sensibilizar moradores(as) sobre a importância do patrimônio cultural, realizando oficinas e pesquisas participativas para identificar referências culturais nas comunidades contempladas. Ao todo, mais de 70 patrimônios foram identificados pelos participantes nos cinco bairros visitados. O PPT já foi reconhecido nacionalmente em 2012 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) com o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade e em 2023 pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) com o Prêmio Inventários Participativos

Ambos os filmes estão disponíveis no canal de youtube da EAOTPS, clicando aqui.

Pular para o conteúdo