A Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS) realizará no dia 6 de novembro, às 14h, uma Roda de Diálogos sobre o tema: Patrimônio Cultural e Ações Educativas Antirracistas: Desafios e Perspectivas. O evento, gratuito, será mediado pelo antropólogo, artista visual e doutorando em Sociologia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Jean dos Anjos.
A iniciativa visa promover reflexões entre o Patrimônio Cultural e as ações educativas antirracistas a partir de bens culturais como a Festa de Iemanjá de Fortaleza, o Maracatu e a Roda de Capoeira. “O Patrimônio Cultural é um importante instrumento político de mudança sociocultural, capaz de realizar movimentos que corroboram para ações educacionais no campo democrático, determinando direitos sociais para populações historicamente violentadas pelo Estado”, reforça Jean dos Anjos.
A Roda de Diálogo integra a programação do Festival Afrocearensidades, que está sendo desenvolvido por meio de uma parceria entre a Secretaria da Igualdade Racial (Seir) e a Secretaria da Cultura (Secult) do Ceará, além do Instituto Dragão do Mar (IDM) e Instituto Mirante de Cultura e Arte. O Festival reúne extensa programação em celebração ao mês da Consciência Negra, distribuída entre equipamentos culturais do Estado, com atividades voltadas à fruição, difusão, formação, cidadania e defesa de direitos, com foco na representatividade negra cearense.
Sobre a EAOTPS: A Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho é um espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar.
SERVIÇO
RODA DE DIÁLOGOS PATRIMÔNIO CULTURAL E AÇÕES EDUCATIVAS ANTIRRACISTAS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS, COM JEAN DOS ANJOS
Data: 6 de novembro, às 14h.
Local: Sede da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho – Av. Francisco Sá, 1801 Jacarecanga Fortaleza/CE
Público alvo: interessados/as no tema. 18 anos.
Gratuito – Inscrições no local por ordem de chegada.