A Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS) realizará no dia 14 de novembro, às 15:30h, uma roda de conversa sobre o tema: O legado, a resistência e a autoestima da mulher afro-cearense. O evento, gratuito, será mediado pela pesquisadora, escritora e artista visual Cecília Calaça.
A iniciativa visa promover reflexões sobre o legado, a resistência e a autoestima da mulher afro-cearense a partir da observação atenta sobre história, território, cultura e ancestralidade.
A Roda de Diálogo integra a programação do Festival Afrocearensidades, evento que celebra o Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra e é promovido em todo o Ceará por meio do trabalho conjunto entre a Secretaria da Igualdade Racial (Seir) e a Secretaria da Cultura (Secult). A iniciativa conta com parceria do Instituto Mirante de Cultura e Arte e Instituto Dragão do Mar (IDM). O Festival conta com uma ampla programação distribuída pelos espaços públicos de Cultura da Secult Ceará. As atividades do Afrocearensidades resultam do diálogo com os movimentos sociais e organizações representativas dos movimentos negro, quilombola e dos povos de terreiro. Envolve também a interlocução entre secretarias municipais e de Estado.
Sobre Cecília Calaça: Cecília Calaça é pesquisadora, curadora e artista visual. Doutora em Educação Brasileira pela UFCE e mestre em Artes Visuais pela UNESP, atuou de 2018 a 2023 na linha de pesquisa Africanidades Brasileiras do Grupo Meio Fio/IFCE. Realizou exposições no Brasil e no exterior, entre elas Ana, Simôas e Dragões: Lutas Negras Pela Liberdade (MAC/CE, 2024); Ponte Cultura (Nuremberg/DE, 2024) e Negro é um rio que navego em sonhos (Galeria da Liberdade/CE, 2025). É coautora dos livros Afro Arte Memórias e Máscaras (2012) e Arte Africana & Afro-Brasileira (2006).
Sobre a EAOTPS: A Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho é um espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar.
RODA DE CONVERSA O LEGADO, A RESISTÊNCIA E A AUTOESTIMA DA MULHER AFRO-CEARENSE,
COM CECÍLIA CALAÇA
Data: 14 de novembro, às 15:30h.
Local: Sede da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho – Av. Francisco Sá, 1801 Jacarecanga Fortaleza/CE
Gratuito – Inscrições no local por ordem de chegada.