Escola de Artes e Ofícios participa de visita técnica ao antigo Palacete Solar Carvalho Mota que será restaurado

Escola de Artes e Ofícios participa de visita técnica ao antigo Palacete Solar Carvalho Mota que será restaurado

Equipes da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS) e da Secretaria do Trabalho do Ceará (SET) participaram, nessa quinta (18), de uma visita técnica e uma reunião de planejamento no antigo Palacete Solar Carvalho Mota, localizado no Centro de Fortaleza. O local passará por reforma e restauração para abrigar uma Casa do Trabalhador, equipamento da SET destinado a atendimentos relacionados ao Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT). A Escola realizará ações de conservação e restauração nas pinturas parietais de salões do Palacete, a partir do ano que vem, durante as atividades de recuperação do espaço.
 

A visita contou com a presença do Secretário de Estado do Trabalho, Vladyson Viana, e da gestora executiva da EAOTPS, Maninha Morais. Outras representações institucionais também participaram da comitiva que visitou o espaço, entre elas o Iphan.

 

Sobre o Palacete – Localizado na esquina das ruas Pedro Pereira e General Sampaio, o imóvel foi construído em 1907 para servir de residência à família do Coronel Antônio Frederico de Carvalho Motta (1856-1927). Após reformas em 1934-1935, passou a abrigar a sede da antiga Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas. Em 1982, o DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas) implantou no local o Museu de Tecnologia do Combate as Secas.

Sobre a EAOTPS – A Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho é um espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar. O equipamento atua na área da educação patrimonial, promovendo há mais de 20 anos cursos de conservação e restauração e de ofícios tradicionais, entre outras atividades.

Pular para o conteúdo