Alunos do curso do Curso de Aperfeiçoamento em Conservação e Restauração da Escola de Artes e Ofícios desenvolvem ações continuadas de restauro nas pinturas decorativas do Palacete Thomaz Pompeu Sobrinho

Alunos do curso do Curso de Aperfeiçoamento em Conservação e Restauração da Escola de Artes e Ofícios desenvolvem ações continuadas de restauro nas pinturas decorativas do Palacete Thomaz Pompeu Sobrinho

Alunos do Curso de Aperfeiçoamento em Conservação e Restauração de Bens Patrimoniais da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS) estão, durante o mês de novembro, dando sequência às ações continuadas de conservação e restauração das pinturas parietais decorativas do antigo Palacete onde a Escola funciona. O trabalho de restauro é feito por etapas e teve início em 2024 com turma de iniciação da conservação e restauração. No novo curso, está sendo desenvolvida mais uma fase de reintegração pictórica das paredes do Salão Azul, o espaço principal do Palacete.

As pinturas parietais do Palacete Thomaz Pompeu Sobrinho são originais do período da construção e possuem temas florais e outras pinturas finas que simulam madeira e mármore. O trabalho está sendo realizado por 10 alunos(as) que estão aplicando os conhecimentos práticos do curso com a supervisão de profissionais de conservação e restauração. “São pinturas que possuem muitos detalhes decorativos, o que exige um processo bastante minucioso de restauração. O Palacete funciona como um laboratório prático para os alunos, e isso contribui para manter a edificação sempre preservada”, ressalta Maninha Morais, gestora executiva da EAOTPS.

Sobre o Palacete – Localizado no bairro Jacarecanga, em Fortaleza/CE, o Palacete Thomaz Pompeu Sobrinho – sede da EAOTPS – tem 96 anos de construção. Foi construído entre os anos 1924 e 1929 para ser residência da família do engenheiro, escritor e intelectual Thomaz Pompeu Sobrinho, que ocupou o imóvel até 1967. Com arquitetura de influência europeia, em estilo Art-Nouveau Italiano, a edificação foi restaurada em 2002 durante a primeira turma de Conservação e Restauração da Escola, quando ainda era denominada Centro de Restauro do Ceará. Em 2006 o imóvel passou pelo segundo processo de restauro, quando a Escola – que é um equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (SecultCE) passou a ser gerida em parceria com o Instituto de Arte e Cultura do Ceará – IACC, hoje Instituto Dragão do Mar – IDM. Os cômodos da edificação são adaptados para abrigarem salas de aula e ateliês para a realização dos cursos da EAOTPS, preservando a originalidade. O local abriga ainda uma exposição de longa duração sobre o estilo de vida dos moradores(as) do bairro Jacarecanga. A sede é aberta à visitação mediada de segunda à sexta, com agendamentos pela Escola.

 Sobre a EAOTPS: A Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho é um espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar. O equipamento atua na área da educação patrimonial, promovendo há mais de 20 anos cursos de conservação e restauração e de ofícios tradicionais, entre outras atividades.

Francisco Sá, 1801 Jacarecanga Fortaleza/CE)