A Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS) foi homenageada nessa sexta (09) pelo Corpo de Bombeiros do Ceará durante solenidade comemorativa em “Memória do Estudante e Herói João Nogueira Jucá”. O evento, também organizado pelo Comitê Estadual da Preservação da Memória de João Nogueira Jucá, aconteceu no Colégio Militar do Corpo de Bombeiros, na Jacarecanga. A homenagem se deu pelos serviços prestados pela Escola na área da preservação da memória.
A gestora executiva da EAOTPS, Maninha Morais, recebeu uma comenda representando o equipamento. Luiz Carlos Aires Barreira Nanan e Geilson Cajui, presidente e vice-presidente do Comitê Estadual da Preservação da Memória de João Nogueira Jucá, ressaltaram a importância de se manter viva a história de heroísmo de João Nogueira Jucá.
Quem foi João Nogueira Jucá
Em agosto de 1959, o estudante João Nogueira, à época com 17 anos, em ato de bravura, enfrentou o fogo em um incêndio provocado por uma explosão num depósito de éter na então Casa de Saúde César Cals.
João retirou pacientes instalados na unidade, sobretudo crianças que estavam internadas no interior do prédio.
Em certo momento, próximo a ele, um tubo de oxigênio explodiu, atingindo-o. Jucá sobreviveu até a madrugada do dia 11 de agosto de 1959, quando veio a óbito. Mais de 25 pessoas morreram no incêndio. O estudante é considerado herói pelo Corpo de Bombeiros, que instituiu a medalha com o seu nome, entre outras homenagens.