A Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) gerido pelo Instituto Dragão do Mar, realizará, nos dias 30 e 31 de março, o Seminário Patrimônio e Memória – estudo de caso sobre o restauro de um vitral histórico. O evento, gratuito, reunirá artistas visuais, conservadores, restauradores e estudantes da área do patrimônio. Na ocasião serão apresentados os procedimentos técnicos básicos de conservação preventiva e restauração de vitrais, destacando a experiência de restauração do vitral histórico da sede principal da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), reinaugurado em novembro passado. A restauração do vitral da Sefaz foi feita em 2019 pelos(as) alunos(as) da Escola de Artes e Ofícios, após dois meses de trabalho.
O Seminário contará com a participação dos(as) alunos(as) envolvidos(as). “A ideia é contar um pouco da experiência de restauração do painel. É uma forma de compartilhar todo o aprendizado que os(as) alunos(as) tiveram com as pessoas interessadas na temática da conservação patrimonial”, destaca Marley Uchôa, coordenadora da EAOTPS.
As inscrições para o Seminário são gratuitas e devem ser feitas presencialmente, a partir do dia 16 de março, na sede da EAOTPS. Há limite de vagas. A iniciativa faz parte do Programa de Formação Básica e Valorização do Patrimônio Material e Imaterial do Estado.
Clique aqui e confira o edital com todas as informações sobre o Seminário.

SOBRE O VITRAL DA SEFAZ – O vitral tem seis metros de altura e foi confeccionado pelo italiano Cesare Formenti e seu filho Gastão. Os dois artistas eram donos do Atelier Formenti, um renomado estúdio do início do século 20, localizado no Rio de Janeiro, responsável pela execução dos vitrais da Catedral Metropolitana de Vitória e do Palácio Tiradentes, sede do Legislativo fluminense.

SERVIÇO
Seminário Patrimônio e Memória – estudo de caso sobre o restauro de um vitral histórico
Data: 30 e 31 de março, das 14h às 17h
Local: Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (Av. Francisco Sá, 1801, bairro Jacarecanga)
Inscrições: as inscrições são presenciais, feitas na sede da EAOTPS, nos dias 16, 17, 18, 23, 24, 26 e 27 de março, das 8h30 às 11h30 e 14h às 17h.
Informações: Telefone: (85) 3238.1244

Skip to content