Nesse mês de junho a Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho concluiu mais um curso de Costura e Bordado. E para celebrar o final das aulas, as alunas realizaram na sede da Escola, no dia 18/06, uma exposição com o tema “Construindo e se inspirando no bordado de D. Nice firmeza”, numa homenagem à artista plástica cearense. Os trabalhos expostos foram desenvolvidos ao longo da capacitação de 120h. Familiares das alunas, instrutores e apreciadores da arte do bordado foram convidados.
Durante o curso, além de aprenderem sobre as técnicas do processo inicial da costura e do bordado, as alunas tiveram aulas sobre a comercialização de produtos.
Entre os trabalhos produzidos estão bolsas, jogos americanos e cintos em tecido. Lúcia Ferreira, bordadeira e instrutora do curso enalteceu o trabalho da Escola: “A Escola está valorizando a nossa cultura e os ofícios tradicionais. E nosso bordado ganha ainda mais visibilidade. Desejo que as alunas preservem e divulguem o bordado”.
Para a aluna Talita Lucena, o curso lhe permitiu aperfeiçoar conhecimentos e técnicas que já tinha do Bordado. “Depois do curso, eu comecei a produzir meus produtos para vender.” Além do empreendedorismo, Lucena garante que desenvolveu também a sensibilidade artística: “vou levar do curso pra minha vida, além do aprendizado e da convivência, o amor à arte”.

Skip to content