Alunos da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho realizam restauro de painéis artísticos em Igreja centenária no Benfica

Alunos(as) do Curso de Conservação e Restauração de bens patrimoniais móveis e integrados (modalidade pinturas parietais) da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho – equipamento público da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) – iniciaram neste mês de outubro o trabalho de restauro de murais artísticos da cripta da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, no Benfica, em Fortaleza/CE. As pinturas, de autoria do artista plástico cearense Gerson Faria (1889-1943), retratam acontecimentos alusivos à Jesus Cristo, incluindo representações livres da via sacra.

A cripta funcionava como espaço de reflexão e penitência, no entanto foi fechada em meados dos anos de 1970, após uma reforma no altar, tendo sido reaberto 50 anos depois, em 2019, com o intuito de ser restaurado. A Igreja de Nossa Senhora dos Remédios foi construída em 1910. As pinturas artísticas foram produzidas na década de 1940.

O trabalho de restauro, coordenado e supervisionado pelo artista e restaurador Antônio Vieira, deve ser concluído em meados de novembro, sendo dividido por etapas. Durante o processo de conservação e restauração, a equipe primeiro realiza análises de prospecção, testes de solvência e procedimentos mecânicos de higienização dos painéis. Logo após isso, é feita a fixação da policromia, reintegração das partes ausentes da obra e, por fim, a restauração das pinturas. “Essa ação de restauro fortalece o eixo principal de atuação da Escola que é a educação patrimonial e a capacitação da juventude para atuar no mercado de trabalho na área de conservação”, ressalta Maninha Morais, gestora executiva da EAOTPS.

Sobre o artista Gérson Faria (1889-1943): artista plástico e cenógrafo autodidata, Gerson Faria nasceu em Fortaleza. Em 1934, fundou com Otacílio de Azevedo, Pretextato Bezerra e Clovis Costa, o primeiro atelier de pintura de Fortaleza. Integrou na década de 1940 o Centro Cultural Cearense de Belas Artes, que reunia interessados pelas artes plásticas em Fortaleza, do qual também fez parte o artista Raimundo Cela.

Sobre a EAOTPS: A Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho promove atividades de formação na área de restauro e conservação do patrimônio histórico cultural, além de cursos que ensinam técnicas de ofícios tradicionais, como gravura, bordado, artesanato em couro, entre outros. Em dezembro deste ano a Escola completará 20 anos de fundação. A cripta da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios será mais um patrimônio restaurado com participação de alunos(as) da EAOTPS. Edificações históricas de Fortaleza, como o Palacete Thomaz Pompeu Sobrinho (sede da Escola), o Cineteatro São Luiz, o vitral da sede histórica da Secretaria da Fazenda (Sefaz/CE) e o Sobrado Dr. José Lourenço, além de obras de artes importantes, como as esculturas do Museu São José do Ribamar e o acervo da artista plástica Sinhá D’Amora (1906-2002), são alguns exemplos de bens patrimoniais restaurados com apoio da Escola de Artes e Ofícios.

Data

24 out 2022 - 25 nov 2022
Expired!

Tempo

1:30 pm - 5:20 pm

Localização

Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho
Av. Francisco Sá, 1801 – Jacarecanga Fortaleza/CE
Categoria

Organizador

Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho
QR Code
Skip to content